POR QUE A INDÚSTRIA DOS GAMES ODEIA MULHER BONITA?

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Recentemente, tivemos o anúncio de Star Wars Outlaws, ao qual gerou uma certa discussão na internet devido a aparência da personagem, mas o problema não seria a aparência em si, mas sim que a modelo ao qual foi utilizada para fazer a personagem, não tem absolutamente nada a ver com a personagem, sabemos que é apenas uma base, mas eles poderiam deixar ela igual, ou até mais bonita, ao invés disso fizeram o que vocês podem conferir abaixo.

Enquanto os ocidentais lutam em tentar deixar mulheres feias em games, os orientais por outro lado buscam manter a fidelidade em uma modelo, temos como exemplo mais recente o caso da Ashley de Resident Evil 4 ao qual usaram uma modelo bonita e mantiveram a personagem tão bonita quanto, diria até que ampliaram ainda mais a beleza.

A questão que não sai da cabeça é por que essa vontade de deixar personagens femininas em jogos tão diferentes da modelo? Ou mal arrumadas? Isso se torna cada vez mais comum, já com personagens masculinos é o contrário, temos até o caso de Sub Zero, Scorpion e Smoke em Mortal Kombat 1 que deixaram os personagens mais bonitos, o que não vejo problema, podem haver personagens bonitos dos 2 lados, meu questionamento é justamente o porque de só das personagens femininas quererem deixar elas feias.

Tivemos recentemente o caso de Eve em Stellar Blade, ao qual gerou bastante polêmica só porque a personagem é bonita, aparentemente estão forçando para que as mulheres fiquem feias em games por um motivo simples, a famosa agenda woke, ao qual a galerinha do “bem” vem se incomodando profundamente com personagens femininas bonitas, igual tem acontecido com a Eve no game Stellar Blade.

Além disso, recentemente tivemos um vislumbre do novo visual da Lara Croft, o que mais chamou a atenção é o quanto ela está masculinizada, não parece um corpo feminino, está bem diferente do que conhecemos da antiga Lara Croft, inclusive a Lara Croft do reboot tinha um corpo mais simples, nada com traços exagerados mas parecia uma mulher, diferente da nova Lara que está um tanto quanto peculiar, confira abaixo.

Em conclusão, a questão não é que toda personagem precisa ser sensual igual a Eve, ou apelativa, cada diretor de um jogo precisa ter sua liberdade artística para fazer uma personagem feminina da forma que achar melhor, entretanto, não se deve tornar um padrão da indústria a aparência feminina das personagens, sempre tivemos mulheres diversificadas em games, sejam mulheres mais bonitas, mais sexys, mulheres musculosas, ou mais magrinhas, enfim, sempre teve essa liberdade criativa, porém, graças a uma agenda ao qual quer agradar uma parcela de pessoas que muitas vezes nem consomem videogame, isso se torna algo extremamente forçado e muitos estão insatisfeitos, o sucesso de Eve em Stellar Blade e as boas vendas do game só demonstram o quanto é agradável aos olhos personagens femininas bonitas, assim como personagens masculinos bonitos vão agradar as mulheres, os homens também não se importam se o cara for boa pinta, eu mesmo não me incomodo, agora porque mulheres se incomodam da Eve ser bonita e sexy? Qual o problema disso? Antes de dizerem também que a Eve não é um padrão de mulher da vida real saibam que ela foi baseada em uma modelo que existe, além disso, videogame nunca precisou ser realista é videogame, apenas ficção, se um personagem fictício te incomoda por ser bonito, algo não está certo. Com relação a aparência das mulheres nos games, não estou afirmando que em todos os games as mulheres precisem ser uma Eve, ser apelativa e sexy, uma mulher pode ser bonita de forma mais contida, ou de forma mais apelativa, existem os 2 lados, um exemplo de personagem feminina bonita só que mais “comportada” digamos assim é a Mama de Death Stranding, a atriz Margaret Qualley emprestou sua aparência a personagem e ficou ainda mais bela no game e ela não é apelativa.

Não, não é que todos querem personagens como a Eve, mais apelativas, até porque sempre existiram jogos em que tivemos personagens como ela antes, mas o objetivo desse artigo era chegar a conclusão de que não precisam deixar toda personagem de jogo em um padrão masculino, ou pegar a modelo base e deixar a personagem totalmente diferente, claro, sei que beleza é relativo, mas precisa analisar que também decisões criativas sempre virão, não precisamos de um padrão de beleza, cada diretor, cada jogo pode ter uma pegada diferente, no caso de Star Wars não custava deixar a personagem mais parecida com a modelo que emprestou o rosto, poderiam mudar cabelo, ou outras questões, mas ao invés disso deixaram a personagem bem diferente da modelo, o que ficou muito estranho, não escrevi esse artigo para ofender a aparência de ninguém, só quis ressaltar que não faz sentido usar uma modelo como base e alterar a aparência e deixar tão diferente do que foi copiado, fora que a aparência de uma personagem feminina pode ser da forma que o diretor do jogo decidir, mas não precisamos padronizar nada, apenas deixar que as coisas fluam mais naturalmente igual era antes, personagens femininas com belezas diversificadas.

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Noob Spy

Fã de Nintendo, level 33 na vida, sou podcaster, redator do site e produtor de conteúdo.
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