A Microsoft anunciou o fechamento de quatro de seus estúdios de desenvolvimento de jogos, incluindo a Tango Gameworks e a Arkane Austin. Este movimento surpreendente vem como parte de uma reestruturação mais ampla dentro da divisão Xbox.
A Arkane Austin foi responsável por Redfall e no comunicado oficial menciona que não haverá mais esforços de desenvolvimento para o título. Da mesma forma, a Alpha Dog descontinuará o serviço de Mighty DOOM (Mobile), já tendo encerrado as microtransações do jogo e começado a oferecer a devolução de dinheiro de acordo com um post na rede social X/Twitter.
A Tango Gameworks, conhecida por seus jogos de terror e ação-aventura, foi fundada em 2010 pelo renomado designer de jogos Shinji Mikami, que é amplamente reconhecido por criar a série Resident Evil. Durante sua existência, a Tango Gameworks desenvolveu títulos aclamados como The Evil Within, The Evil Within 2, Ghostwire: Tokyo e o jogo de ação baseado em ritmo Hi-Fi Rush.
Shinji Mikami, uma figura icônica na indústria de jogos, começou sua carreira na Capcom em 1990, trabalhando em muitos dos jogos de maior sucesso da empresa. Ele dirigiu o primeiro jogo da série Resident Evil em 1996 e retornou para dirigir o remake do primeiro jogo em 2002 e o inovador Resident Evil 4 em 2005. Após deixar a Capcom, Mikami fundou a Tango Gameworks, onde continuou a influenciar o gênero de terror com The Evil Within, lançado em 2014.
A decisão de fechar a Tango Gameworks e outros estúdios levanta questões sobre o futuro da inovação e criatividade no desenvolvimento de jogos sob a bandeira do Xbox. Enquanto a comunidade de jogadores e os próprios desenvolvedores processam essa notícia, o impacto dessas mudanças permanecerá incerto por algum tempo.
Por fim, a Roundhouse Studios será incorporada na ZeniMax Online Studios para trabalhar em The Elder Scrolls Online. Ao que tudo indica, é provável que esse seja o estúdio menos afetado dos quatro, mas ainda é provável que haja perdas significativas de postos de trabalho e consequentemente demissões.
Estou torcendo para que o novo estúdio que Shinji Mikami está criando contrate os ex devs da Tango Gameworks, existem muitos talentos lá e seria muito ruim desperdiçar eles.