Thomas Mahler, mente criativa por trás da aclamada série Ori e atualmente trabalhando em “No Rest for the Wicked”, expressou recentemente sua visão sobre o estado atual da indústria de jogos. Em meio a discussões sobre um possível colapso do setor, Mahler oferece uma perspectiva otimista, sugerindo que as grandes produtoras ainda têm a chance de evitar tal destino.
Segundo Mahler, a indústria de videogames não está à beira de um colapso, mas sim diante de uma oportunidade crucial para se reinventar. Ele critica a ênfase excessiva em gráficos e apresentações de alto nível, argumentando que muitas vezes esses elementos são perseguidos em detrimento da diversão, o que acaba por inflar os custos de produção e levar a práticas questionáveis de monetização.
Para Mahler, o segredo está em retornar às raízes do porquê jogos são criados: para entreter. Ele acredita que a indústria precisa se concentrar mais na qualidade do entretenimento e menos em aspectos superficiais que não agregam valor real à experiência do jogador.
Ele também prevê um futuro brilhante para a indústria, onde novos gêneros e experiências inovadoras surgirão após um período de ajustes necessários. Mahler sugere que a mudança pode vir de dentro, talvez por meio de um ex-funcionário de uma grande produtora que entenda os erros do passado e esteja disposto a criar algo verdadeiramente revolucionário.
Em suma, Mahler vê o momento atual como uma chance para a indústria de jogos aprender com seus erros e seguir um novo caminho, mais focado na criação de jogos que sejam, acima de tudo, divertidos e envolventes.