Unity cobra royalties por instalação de jogos a partir de 2024
Quando se trata de desenvolver videogames, existem dois motores principais que a maioria dos desenvolvedores usa, se não um motor personalizado, como o RE Engine da Capcom, e esses são o Unreal Engine e o Unity da Epic Games. O motor Unity alimentou alguns jogos icônicos e populares, incluindo Cuphead, Hearthstone, Hollow Knight e até Pokémon Go.
Quando um desenvolvedor publica um jogo que usa Unreal Engine ou Unity, eles geralmente pagam “royalties” como uma assinatura para usar e publicar jogos como Unity, ou com base na quantidade de receita que o jogo gera, como é o caso da Unreal Engine. Tudo isso está pronto para mudar, já que a Unity apresentará um novo modelo de pagamento por instalação em 1º de janeiro de 2024, o que pode colocar muitos desenvolvedores escolhendo o mecanismo para seus próximos projetos.
Em um postagem recente no blog, a Unity anunciou que está pronta para fazer grandes mudanças em sua monetização e royalties e isso pode afetar muitos desenvolvedores negativamente. Além da taxa de assinatura para usar o mecanismo para fins comerciais, os desenvolvedores agora terão que pagar um royalty cada vez que o jogo for instalado por um jogador. Isso começará quando o desenvolvedor tiver gerado entre US$ 200.000 e US$ 1.000.000 nos últimos 12 meses e entre 200.000 e 1.000.000 de instalações vitalícias. Dependendo da assinatura que o desenvolvedor está inscrito e do número de instalações, essa taxa pode variar de US$ 0,005 até US$ 0,20 por instalação.
Isso pode afetar muito os desenvolvedores que oferecem jogos gratuitos ou lançam seus títulos em serviços como Xbox Game Pass e PlayStation Plus, que geralmente veem um grande número de instalações, independentemente de acabarem experimentando o jogo. É difícil imaginar que algum desenvolvedor esteja entusiasmado com essas mudanças agora e será muito interessante ver como isso afeta os desenvolvedores que escolhem lançar jogos em serviços de assinatura, como o Game Pass, e se empresas como Microsoft e Sony concordam em pagar a taxa como parte do acordo.