87% dos videogames clássicos estão “criticamente ameaçados!

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Estudo conclui que uma pequena fração dos jogos anteriores a 2010 ainda estão disponíveis.

A Video Game History Foundation, em parceria com a Software Preservation Network, afirmou que 87% dos videogames clássicos lançados nos Estados Unidos estão “criticamente ameaçados”.

Um estudo conduzido pelos dois grupos descobriu que, em uma amostra de jogos lançados antes de 2010, uma pequena fração deles ainda estava em circulação a partir de relançamentos.

Por exemplo, da amostra de 64 jogos Commodore testados, apenas 4,5% deles ainda eram compráveis em uma loja digital moderna.

Em toda a família de sistemas Gameboy, apenas 5,8%. Este número era muito maior antes do desligamento do WiiU e do 3DS Eshop, o que resultou nos únicos jogos disponíveis para esses sistemas em grande parte bloqueados atrás do serviço online da Nintendo.

“Imagine se a única maneira de assistir ao Titanic fosse encontrar uma fita VHS usada e manter seu próprio equipamento vintage para que você ainda pudesse assisti-lo”, disse o estudo.

“E se nenhuma biblioteca, nem mesmo a Biblioteca do Congresso, pudesse fazer melhor – eles poderiam manter e digitalizar esse VHS do Titanic, mas você teria que ir até lá para assisti-lo.

“Parece loucura, mas essa é a realidade em que vivemos com os videogames, uma indústria de US$ 180 bilhões, enquanto os jogos e sua história desaparecem.”

O estudo procurou conceder mais isenções a bibliotecas e organizações quando se trata de preservar videogames. Atualmente, a maioria dos arquivos é permitida para preservar digitalmente o conteúdo, mas para reproduzir esse conteúdo antigo legalmente, há uma expectativa para que os fãs mantenham equipamentos às vezes com décadas de idade.

A legislação que dita como os jogos clássicos são preservados e acessados, a Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA) deve ser reexaminada em 2024.

“Estamos esperançosos de que este estudo incite a mudança e que a preservação dos videogames se torne mais forte antes que percamos mais”, disse o VGHF.

“Espero que esse estudo desperte as pessoas. Por anos, sabemos que a disponibilidade de videogames clássicos de forma legal e segura tem sido terrível, mas ninguém nunca colocou um número para isso”, disse Frank Cifaldi, codiretor da Video Game History Foundation “Os resultados são piores do que provavelmente qualquer outro meio.”

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Fã de Nintendo, level 33 na vida, sou podcaster, redator do site e produtor de conteúdo.
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