O caso entre a Microsoft e a FTC continuou na terça-feira, com o depoimento em vídeo do chefe do PlayStation, Jim Ryan, sendo um ponto focal. Durante uma reunião com investidores da Fidelity em fevereiro de 2022, Ryan disse que as empresas simplesmente não gostam do Xbox Game Pass ou da ideia do modelo de assinatura.
“Conversei com todas as empresas que unanimemente não gostam do Game Pass, porque seu valor é destrutivo”.
Jim Ryan
Ryan acrescentou que a crença era “muito comum” por empresas de toda a indústria. Ele também disse que não acreditava que o CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, colocaria a franquia Call of Duty no serviço se a aquisição não fosse concluída.
Dito isso, a Sony trabalhou para ajudar o PlayStation a competir contra o serviço com jogos exclusivos próprios. Ryan disse que o crescimento de títulos first-party do PlayStation é sua maneira de manter o Xbox Game Pass à distância.
“Uma das razões pelas quais estamos investindo maciçamente em desenvolvimento e publicação de primeira parte é para nos fornecer uma vantagem contra a pressão sobre um modelo de negócios histórico”, disse ele aos investidores da Fidelity. “Ter um modelo de negócios em que você possui elementos de cima para baixo aumenta sua capacidade de ser auto determinado.”
Além do que ele diz que os editores pensam do Xbox Game Pass, Ryan deu seus pensamentos sobre os jogos em nuvem como um todo. Apesar de o PlayStation Now ter tido uma base de assinantes de 3 milhões de usuários antes de sua fusão com o PlayStation Plus, Ryan não acha que os jogos em nuvem estejam tão perto de se consolidar.
“A tecnologia em nuvem se tornará um componente significativo de como os jogadores acessam os jogos entre 2025 e 2035”, disse ele. “Estamos fazendo investimentos significativos em nuvem na expectativa de que ela se torne uma maneira muito significativa de como os jogadores acessam os jogos.”
Jim Ryan