Diretrizes de conteúdo de marca da Twitch geram polêmica!

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A Twitch acaba de revelar seus planos de implementar novas diretrizes de conteúdos de marca. No entanto, essa notícia não caiu bem na comunidade do streaming. De um detalhamento das mudanças propostas a uma recapitulação da repercussão, aqui está tudo o que você precisa para ficar por dentro.

Os streamings patrocinados são uma importante fonte de receita quando se trata de criação de conteúdo. Seja um streamer iniciante procurando ganhar a vida, ou um parceiro estabelecido arrecadando muito dinheiro, fora as doações e assinaturas, os patrocinadores são talvez a maior fonte de renda.

Assim, quando mudanças são anunciadas para esses streamings patrocinados, o impacto é de longo alcance em toda a plataforma. Essas ondas foram sentidas em 6 de junho, quando a Twitch detalhou seus últimos ajustes para o que constitui conteúdo de marca viável.

Mudanças políticas abrangentes e novas restrições levaram a uma onda colossal de retrocesso poucas horas depois que as notícias chegaram à web. Então, se você está procurando se envolver não apenas nas novas regras, mas também na polêmica ao redor, nós temos um resumo completo abaixo.

Novas diretrizes de conteúdo de marca da Twitch explicadas:

Conforme definido pela própria Twitch, conteúdo de marca se refere a “qualquer conteúdo produzido por streamers com produtos, ou serviços baseados em uma troca de valor”. Em termos leigos, qualquer streamer sendo pago para promover algo se enquadra nesse guarda chuva.

Seja jogando um videogame recém lançado como parte de um acordo, bebendo uma bebida energética patrocinada no streaming, ou anunciando uma linha de roupas, por exemplo, tudo é conteúdo de marca no final do dia.

No entanto, é crucial notar que a Twitch, a plataforma de streaming de propriedade da Amazon, detém as cartas. “Reconhecemos que os streamers querem colaborar com as marcas, mas, conforme descrito nos Termos de Serviço, mantemos o direito exclusivo de vender, veicular e exibir anúncios nos Serviços da Twitch”, afirma uma parte da nova política.

Como resultado, a Twitch está procurando reprimir a forma como esse conteúdo de marca é apresentado na plataforma. Ou seja, por meio de novas restrições, certos tipos de conteúdo de marca não são mais permitidos, enquanto novas diretrizes impõem uma aparência mais rigorosa para conteúdo permitido dessa natureza.

O que é permitido pelas novas diretrizes de conteúdo de marca na Twitch:

Produtos e serviços considerados não prejudiciais ainda são permitidos para transmissões patrocinadas na Twitch. No entanto, os meios pelos quais os criadores de conteúdo podem integrá-los estão mudando.

Veja o que ainda é permitido na Twitch quando se trata de conteúdo de marca:

  • Painéis de marca na Página do Canal
  • Exibindo produtos em seu plano de fundo de fluxo
  • Incluindo links (em seu bate-papo) para outros sites que promovem coisas
  • Discutir, endossar ou desencaixotar produtos ou serviços
  • Jogar jogos patrocinados

O que não é permitido pelas novas diretrizes de conteúdo de marca na Twitch:

Daqui para frente, se essas novas diretrizes permanecerem intactas, os streamers não terão mais as liberdades que já tiveram quando se trata de conteúdo de marca. De especificidades como o tamanho exato dos logotipos patrocinados em streams, a restrições mais amplas, como anúncios de banner ou anúncios em vídeo pré-gravados agora banidos na Twitch, há muito o que fazer.

Veja o que não é mais permitido na Twitch à luz de suas novas diretrizes de conteúdo de marca:

  • Logotipos no stream: as sobreposições de marca on-stream são limitadas a 3% do tamanho da tela
  • Anúncios em vídeo “gravados” inseridos: os streamers não podem inserir anúncios em vídeo diretamente em seus fluxos
  • Anúncios gráficos “gravados” inseridos: os streamers não podem inserir anúncios gráficos ou de “banner” diretamente em seus fluxos
  • Anúncios de áudio “gravados” inseridos: os streamers não podem inserir anúncios de áudio diretamente em seus fluxos

Além disso, certos tipos de conteúdo de marca também são restringidos sob as novas diretrizes. Como seria de esperar, qualquer coisa totalmente ilegal, odiosa, ou considerada maliciosa não pode ser promovida na Twitch. Isso também se estende a conteúdos políticos, produtos ou serviços voltados para adultos e até mesmo produtos e serviços financeiros.

Se os streamers não tiverem certeza se um acordo de marca proposto está alinhado com essas novas restrições, a Twitch os incentiva a verificar a Ferramenta de Divulgação de Conteúdo de Marca no Stream Manager.

Ramificações das novas diretrizes de conteúdo de marca na Twitch.

Dada a importância dessas novas diretrizes, o impacto pode ser sentido pelos criadores de conteúdo em todos os níveis. Para o streamer médio na Twitch, talvez o aspecto mais importante aqui sejam as novas limitações na live.

Um streamer típico da Twitch não pode mais aceitar um acordo de marca comum com a lista usual de ativos em live. Com vídeos gravados e até banners agora barrados na plataforma, tudo o que pode ser destaque é um simples logotipo para promover o patrocinador. No entanto, mesmo esse logotipo agora é restrito e não pode exceder 3% do tamanho total da tela.

Em particular, essas diretrizes podem afetar severamente os fluxos de caridade. No passado, o conteúdo voltado para caridade geralmente apresentava marcas publicitárias importantes no streaming. Quer se trate de banners atualizando os fãs sobre o total de doações, ou até mesmo promoções em tela cheia em determinados intervalos, os streamings de caridade geralmente dependem dessas medidas para transmitir informações importantes ao público.

Da mesma forma, as novas diretrizes da Twitch também impõem grandes restrições às transmissões de e-Sports. Dado que os esportes eletrônicos ainda são uma forma de entretenimento totalmente gratuita, as editoras e organizadores de eventos normalmente dependem da receita dos patrocinadores para se manterem à tona. Isso pode aparecer na forma de anúncios em vídeo, anúncios de áudio lidos no ar e, claro, logotipos de marca em toda a linha. Ainda não está claro exatamente como as organizações de esportes eletrônicos podem esperar obter lucro sob essas restrições.

Por outro ângulo, as diretrizes de conteúdo de marca também impactam streamers com deficiência. Um exemplo chave levantado pelo criador de conteúdo cego Steve Saylor diz respeito aos novos parâmetros de dimensionamento do logotipo. “A regra de tamanho do logotipo de 3% não é acessível para usuários com baixa visão, pois é muito pequena para sobreposições e ainda menor em dispositivos móveis”, explicaram.

Streamers da Twitch protestam contra diretrizes de conteúdo de marca!

Como você já deve ter percebido, as diretrizes recém reveladas da Twitch não foram exatamente recebidas com muito alarde. Muito pelo contrário, já que inúmeros streamers da Twitch atacaram as mudanças propostas, com alguns até ameaçando deixar a plataforma completamente.

Entre os primeiros a protestar estava o astro da Twitch, Asmongold. Como uma das maiores personalidades do site atualmente, ele se manifestou contra as novas políticas e até pressionou outros streamers a “considerar boicotar a Twitch ou migrar para outras plataformas.

“Fazer formas comuns e inofensivas de publicidade literalmente contra os Termos de Serviço para que a Twitch possa monopolizar mais a renda dos streamers.”

Asmogold, streamer

Dado que Asmon é cofundador do grupo de streaming OTK, foi justo que a equipe megapopular seguisse o exemplo com sua própria resposta em seguida. Em uma longa “mensagem para a Twitch” horas após a notícia ser divulgada, a OTK reagiu contra as políticas “anti criadores” da plataforma.

“Pequenos streamers que dependem de seu patrocínio Hello Fresh uma vez por mês não podem pagar suas contas sob essas novas diretrizes”, disse o comunicado sem rodeios.

Além disso, o cofundador Tips Out compartilhou sua própria declaração no Twitter, acrescentando que, se a Twitch seguir com suas mudanças propostas, “a rede OTK deixará a Twitch. Este é um ataque direto aos nossos negócios, funcionários e todo o trabalho árduo que colocamos em nossa organização.”

Não demorou muito para que mais criadores de conteúdo se juntassem à conversa, com o ex-ícone da Twitch que virou streamer exclusivo do YouTube Ludwig em seguida. “A Twitch sofre por não ter nenhuma relação construída com seus espectadores/streamers”, afirmou.

“É sempre um artigo impessoal cuidadosamente elaborado. E com base em todas as suas ações recentes, os espectadores não têm escolha a não ser interpretar tudo da maneira menos caridosa.”

MoistCr1tikal então seguiu com palavras duras, argumentando que a Twitch está “completamente perdida como plataforma”, chegando a criticar a “decisão de política geriátrica”.

A reação avassaladora até chamou a atenção de MrBeast. “Eu nem sou um streamer da Twitch e agora quero transmitir em um concorrente só para dar uma cutucada”, disse ele. “Se o YouTube puxasse essa merda, eu perderia a cabeça.”

Twitch pede desculpas em meio a reação a novas diretrizes.

Diante do alvoroço quase unânime, a Twitch acabou emitindo um breve pedido de desculpas no Twitter. Horas depois que as diretrizes de conteúdo de marca ficaram claras, a plataforma afirmou que suas mudanças propostas eram “excessivamente amplas”.

“Isso gerou confusão e frustração, e pedimos desculpas por isso. Não pretendemos limitar a capacidade dos streamers de entrar em relacionamentos diretos com patrocinadores, e entendemos que essa é uma parte importante de como os streamers ganham receita.

“Perdemos o alvo com a linguagem política e vamos reescrever as diretrizes para serem mais claras. Obrigado por compartilhar suas preocupações, e agradecemos o feedback. Notificaremos a comunidade assim que atualizarmos o idioma.”

Twitch volta atrás e elimina novas diretrizes de conteúdo de marca:

Apenas um dia depois que as novas diretrizes de conteúdo de marca ficaram claras, a Twitch cedeu sob a pressão. Todas as mudanças propostas já foram descartadas, com a Twitch novamente pedindo desculpas por suas ações e garantindo que as coisas permanecerão como eram antes.

“Ontem, lançamos novas diretrizes de conteúdo de marca que impactaram sua capacidade de trabalhar com patrocinadores para aumentar sua renda com streaming. Essas diretrizes são ruins para você e ruins para a Twitch, e estamos removendo-as imediatamente.”

Em um comunicado definitivo, a Twitch reconheceu o dano de suas mudanças planejadas e voltou atrás em sua palavra. Agora, daqui para frente, os streamers podem continuar a se envolver com patrocinadores e anunciar vários produtos e serviços como faziam anteriormente, sem novas restrições em vigor.

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Fã de Nintendo, level 33 na vida, sou podcaster, redator do site e produtor de conteúdo.
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