CEO da Take-Two diz que IA é uma maré crescente para o entretenimento interativo!
O CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, usa o velho aforismo “uma maré crescente levanta todos os barcos” para descrever como a IA afetará o mercado de entretenimento interativo, mas diz que qualquer eficiência pode ser de curta duração à medida que os devs redefinem o que é capaz em termos de qualidade.
A corrida do ouro da IA está sobre nós. Todos estão entrando em IA, especialmente Microsoft e Google, que gastaram bilhões para acelerar esse novo mercado de coleta de dados na esperança de revolucionar as indústrias de tecnologia e a entrega de anúncios. Embora a IA represente uma ameaça a empregos existentes específicos, ela pode teoricamente aliviar os fardos de trabalhos tradicionalmente pesados, como desenvolvimento de jogos para estúdios, incluindo aqueles que trabalham na empresa de Grand Theft Auto, a Take-Two Interactive.
Em uma entrevista recente à Bloomberg Technology, o CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, compartilha seus pensamentos sobre IA e diz que a inteligência artificial pode realmente ajudar a agilizar a produção de jogos de várias maneiras. Dito isso, os efeitos podem ser de curta duração, já que os desenvolvedores simplesmente dobram a aposta na tentativa de empurrar a barra de qualidade o mais alto possível.
“Normalmente, sou o cético na sala. Eu sou um verdadeiro crente porque usamos IA e aprendizado de máquina desde sempre, essa é a natureza do entretenimento interativo. Somos a intersecção entre tecnologia e entretenimento. Dito isso, a inteligência artificial é um oximoro e, portanto, seu aprendizado de máquina”.
Strauss Zelnick, CEO da Take Two
“O que eu acho que vai acontecer com essas novas revoluções que vocês estão vendo agora é que vai ser uma maré crescente. São ferramentas novas, vão beneficiar a todos, vão facilitar o nosso trabalho, principalmente o tipo de trabalho que ninguém realmente gosta. Mas há zero chance de que qualquer tipo de…”
Zelnick foi interrompido com uma pergunta sobre se os jogos poderiam melhorar o tempo de lançamento no mercado se fossem codificados por IA. Ele respondeu:
“Eu gostaria de poder dizer que seria mais rápido e mais barato, mas o que vai acontecer, é claro, é que as exigências de qualidade de todos aumentarão. Portanto, há muito pouca evidência na história do entretenimento, de que o desenvolvimento de ferramentas técnicas realmente reduziu o custo geral dos projetos. Isso realmente não aconteceu no entretenimento fora da música gravada.”
Strauss Zelnick, CEO da Take Two
“Na música gravada, o custo de fazer música realmente diminuiu poderíamos fazer música nesta sala com US$ 500 em equipamentos. Não era certamente o caso há 30 anos.”
“Mas, além do negócio da música, os custos de produção continuam a aumentar porque as exigências de qualidade simplesmente aumentam. O que a IA permitirá é exatamente isso, o conjunto de ferramentas permitirá que nós, e todos os outros, façamos as coisas melhor, mais rápido, mais barato, e então apenas aumentaremos nossos olhos em termos do que podemos fazer, o que podemos entregar aos consumidores em termos de qualidade e engajamento.”
Zelnick também teve coisas interessantes a dizer sobre inteligência artificial aos investidores durante a recente teleconferência de resultados do FY23 da TTWO.
Na ligação, Zelnick disse que não há evidências de que a IA possa ser usada para fazer um jogo real, e as tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial, por sua própria natureza, colidem com o desenvolvimento de jogos em uma base fundamental. A IA e o ML são retrógrados, pois precisam processar dados e informações que já estão lá, e o desenvolvimento de jogos é voltado para o futuro porque tem que criar coisas que ainda não existem.
Abaixo temos mais declarações feitas por Zelnick na chamada, conforme transcrito pelo The Motley Fool:
“Assim, enquanto os desenvolvimentos mais recentes em IA são surpreendentes e empolgantes para muitos. Eles são emocionantes para nós, mas não são nada surpreendentes. Nossa visão é que a IA nos permitirá fazer um trabalho melhor e mais eficiente. Quando você está falando de ferramentas e elas são simplesmente melhores e mais eficazes.”
Strauss Zelnick, CEO da Take Two
“Eu gostaria de poder dizer que os avanços na IA facilitarão a criação de hits. Obviamente, não vai. Hits são criados pelo Genius e conjuntos de dados mais computação, além de modelos de linguagem grandes não são iguais ao Genius. O gênio está no domínio dos seres humanos, e acredito que continuaremos assim.”
“No entanto, acho que os empregos podem ser muito mais fáceis e eficientes com os desenvolvimentos em IA, e certamente estamos ansiosos por isso. E como eu disse, já estamos colocando isso em prática todos os dias.”
“Com relação à IA e ao mobile, acho que a implicação da sua pergunta é se a IA generativa permite que pessoas que não estão no negócio façam acessos móveis por exemplo, ChatGPT? [Digamos] Eu venho com uma ótima ideia para um novo sucesso móvel. Ah, e a propósito, por favor, codifique-o para mim também. E embora você possa fazer isso agora, você deve experimentá-lo e verá o que acontece, porque certamente já tentamos por aqui.”
“E digamos que, não, você não será capaz de criar hits dessa maneira …”
“Quero dizer, lembre-se, o que você está olhando com IA e o que você sempre estará olhando é um conjunto de dados de computação e, pelo menos sentado aqui hoje, grandes modelos de linguagem. E no futuro, você pode não estar olhando para modelos de linguagem grandes ou eles mudarão, mas você ainda estará olhando para um conjunto de dados e computação.”
“E um conjunto de dados, por definição, é retrospectivo, e os acertos no negócio do entretenimento, por definição, são voltados para o futuro.”
“Não importa o quão ‘inteligente’, e eu uso a palavra entre aspas muito entre aspas, talvez várias citações. Uma máquina é uma máquina não vai ser capaz de olhar para a frente. Uma máquina pode prever com base em conjuntos de dados e usando computação massiva e usando modelos de linguagem grandes. Estamos todos super animados com o que vemos porque não vimos antes a possibilidade de fazer uma consulta em linguagem natural e obter um resultado em linguagem natural. Isso parece incrivelmente legal.”
“Mas confundir esse resultado com inteligência e criatividade é como confundir um truque de mágica com magia. Não é mágica. Ainda é um truque de mágica. Então, é aí que eu estou nisso.
“Nenhuma IA não vai permitir que as pessoas apertem um botão para fazer um sucesso. No entanto, a IA vai tornar certos elementos de qualquer processo que exija codificação mais fáceis para todos, para todos, não desproporcionalmente para ninguém, para todos.”