Que se dane a morte, provavelmente me tornarei uma IA e estarei por ai, diz Hideo Kojima!

0 0
Read Time:3 Minute, 30 Second

Após o anúncio de Death Stranding 2 (você confere aqui) no final do ano passado, o criador japonês deu uma entrevista festiva ao IGN Japão, durante a qual ele ficou de queixo caído sobre a criação da Kojima Productions, seu tempo na Konami e, sim: seu futuro como IA.

Isso, é claro, está sendo dito de forma um pouco irônica, mas vem em resposta a uma pergunta sobre as filosofias da Kojima Productions e o que o criador gostaria de deixar para trás nesse sentido institucional.

“Eu nunca realmente pensei sobre isso”, disse Kojima. “Continuarei liderando enquanto estiver por perto, e tudo o que importa para mim é que nossas raízes quando se trata de criação sejam mantidas intactas. Mas você sabe, eu provavelmente vou me tornar uma IA e ficar por perto. Você precisa ser estimulado de muitas maneiras diferentes se quiser continuar criando coisas novas, então imagino que continuarei colaborando com os outros e absorvendo coisas novas, mesmo que eu seja uma IA”.

Hideo Kojima

Eu me pergunto se todos eles dirão “Um jogo Hideo KojimIA” antes de cada capítulo. Pensamentos alegres de sobreviver à morte como um algoritmo à parte, no entanto, há algo aqui para os fãs de Kojima ficarem mais animados.
Embora Kojima não aborde sua saída da Konami diretamente nesta entrevista, ele fala longamente sobre a empresa, e com muito calor também. Tem havido uma atmosfera gelada entre o criador e a empresa desde a separação, o que é uma enorme pena, mas isso sugere que as relações estão descongelando.

“Aprendi tantas coisas na Konami”, disse Kojima. “Era raro um criador trabalhar tanto no desenvolvimento quanto nos negócios, mas eu até trabalhei como executivo lá, e eles me ensinaram completamente tudo até como administrar um negócio […] Era uma empresa disposta a deixar as coisas para as pessoas que agiam por conta própria e por sua conta e risco”.

Hideo Kojima

Um carinho especial é reservado para Kagemasa Kozuki, o fundador de 82 anos e ainda presidente da Konami. É claro que Kozuki reconheceu um talento especial no jovem Kojima, e se esforçou para nutri-lo na empresa: Em primeiro lugar, permitindo que Kojima administrasse sua própria empresa dentro da empresa a partir de 1996. “Isso me deu uma quantidade incrível de liberdade ao criar jogos”, disse Kojima. Muito mais importante, quando eventos fora do controle de alguém ameaçavam o trabalho de Kojima, Kozuki apoiava o diretor ao máximo.

“O 11/9 ocorreu em 2001, pouco antes do lançamento de Metal Gear Solid 2”, disse Kojima. “Acabamos de expulsar o mestre, mas o jogo contou com o World Trade Center e o Pentágono. Parecia impossível lançar o jogo. Fui chamado para a diretoria e todos ficaram pálidos quando expliquei a situação. Ninguém me diria o que fazer, com exceção de Kozuki, que abordou a questão.

Hideo Kojima

“Enquanto pensava sobre o que fazer, fui falar com o Sr. Kozuki sobre a possibilidade de deixar a empresa. Foi quando ele me disse: ‘Quando este jogo sair e a sociedade tiver uma palavra a dizer sobre ele, eles estarão falando sobre você, seu criador, e eu, a pessoa que o vendeu. Duvido que digam alguma coisa sobre qualquer outra pessoa. O que você vai fazer? Estou pronto para o que quer que aconteça’.
“Quando ouvi até onde ele estava disposto a ir, tomei a firme decisão de que o lançaríamos juntos. O resto é história”.

Hideo Kojima

É interessante ver o passado de Kojima, muito triste esse rompimento com a Konami, mas só o tempo dirá se teremos algum tipo de acordo para que Kojima possa produzir algo para a Konami, quem sabe até outro Metal Gear, ou até um reboot de Metal Gear Solid (de preferência sendo jogo multiplataforma, para que todos possam apreciar o game).

Os sinais são pelo menos positivos aqui. Kojima termina seu MGS2 relembrando falando sobre o estado horrível em que ele estava quando o jogo terminou, e “acabou sendo passado de um hospital para o outro. O Sr. Kozuki era o único que se preocupava comigo na época. Olhando para trás, sinto que ele mostrou mais preocupação comigo do que qualquer um sempre que eu estava tendo problemas”.

Fonte: IGN Japão.

About Post Author

Noob Spy

Fã de Nintendo, level 33 na vida, sou podcaster, redator do site e produtor de conteúdo.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

noob-spy


Fã de Nintendo, level 33 na vida, sou podcaster, redator do site e produtor de conteúdo.