Análise do filme BATMAN!(Spoiler Alert)
Batman segue o segundo ano de Bruce Wayne (Robert Pattinson) como o herói de Gotham, causando medo nos corações dos criminosos. Com apenas alguns aliados de confiança – Alfred Pennyworth (Andy Serkis) e o tenente James Gordon (Jeffrey Wright) – entre a rede corrupta de funcionários e figuras importantes do distrito, o vigilante solitário se estabeleceu como a única personificação da vingança entre seus concidadãos.
O Charada mata horrivelmente o prefeito de Gotham e grava no corpo da vítima um cartão de cumprimento para o Batman e outras pistas sobre seus motivos e para sua próxima vítima – para a conspiração que ele descobriu e os autores que ele está mirando. Ao insultar o Batman, o Charada também está fazendo dele um aliado relutante, mas inextricável, ambos forçando-o a se juntar à mesma luta e informando-o da verdade subjacente e abrangente sobre Gotham, sobre a ordem social que o homem mascarado vingador está dedicado a defender e preservar. O Charada descobriu que muitos dos funcionários da cidade, particularmente os envolvidos na aplicação da lei, têm sido acusados de gângsteres, decisões para processar são manchadas pelo auto-tráfico de políticos e policiais.
The Batman é atraído ainda mais para a conspiração emaranhada quando ele acidentalmente encontra outro vingador mascarado, Mulher-Gato (Zoë Kravitz), que, como Selina Kyle, trabalha em uma boate dirigida por um gângster chamado Oz, que é apelidado de Pinguim (Colin Farrell), e frequentado por outros criminosos, como um mafioso chamado Carmine Falcone (John Turturro), e funcionários corruptos. Quando sua colega de quarto e amante, Annika Koslov – a quem o Charada ligado à conspiração – desaparece, o Batman a ajuda a investigar, e ela o ajuda a desembaraçar a teia de corrupção que o Charada discerniu e capturar o próprio Charada. Enquanto isso, o Batman está trabalhando em estreita colaboração com um detetive da polícia chamado Jim Gordon (Jeffrey Wright), que, ao colaborar na perseguição do Charada, está jogando o perigoso jogo de desmascarar colegas corruptos e superiores.
O vazio abaixo das superfícies do filme reflete o vazio dos personagens que ele retrata; eles são reduzidos a um punhado de traços e uma história de fundo, definida apenas por sua função na trama. Embora o personagem-título tenha duas identidades e viva uma vida dupla construída de truques cuidadosos e elaborados, “The Batman” faz exatamente a atuação de Bruce Wayne. A performance de Robert Pattinson fornece o único indício de substância: em ambas os personagens, ele mantém um rosto de pedra por toda parte. A expressão totalmente reprimida que ele lhes empresta poderia sugerir qualquer coisa, desde a autodisciplina até a angústia existencial, embora eu veja como um esforço sobre-humano para não explodir rindo da simulação de seriedade, de qualquer personalidade.
O filme foi muito aclamado e ovacionado por críticos de todo o mundo como podemos ver na imagem abaixo!
Mas o que esperar do filme na minha opinião? Bem, não vi nada demais! O filme mostra um Batman duramente depressivo, com diversos distúrbios. O filme “tenta” trazer uma boa imagem, mas no decorrer do filme, meu esposo e eu estivemos com sérios problemas para manter os olhos abertos até mesmo em cenas de ação, que teria de capturar nossa atenção total!
Temos aqui um filme ruim, péssima atuação, cenas de beijo forçadas e pouca química entre os personagens. Sem levar em consideração a trilha sonora porca do filme, repetitiva e ruim.
Veja o comparativo da trilha sonora do filme com a do Cavaleiro das Trevas:
O filme foi tão desconfortável que deixou um gosto amargo na boca, mas não culpo Robert Pattinson pelo desastre, a culpa é única e exclusivamente dos roteiristas e organizadores da trama.
Enfim, o filme não vale a pena e se você for ver, prepare um Red Bull, um Monster ou um travesseiro. Nada que distraia o suspense ou a excitação, nenhum detalhe da personalidade dos integrantes para atrapalhar a identificação superficial e pedante com heróis achatados, nada que sugira um mundo de possibilidades além das bordas fechadas da tela, é permitido infiltrar-se através das superfícies sólidas, opacas e desconfortáveis do filme. Seu termino superficial é assustadoramente triunfante.